sábado, novembro 18, 2006

Michel Camilo e Tomatito



E pronto, lá fizemos mais uma cruz na nossa lista de experiências sevilhanas. Desta vez assistimos a um espectáculo na Maestranza, e de flamenco, per supuesto. Não o flamenco mais tradicional, das guitarradas, dos uivos e das bailarinas, mas o nosso preferido, flamenco de fusão com jazz.
Michel Camilo é dominicano e pianista de jazz. Tomatito é andaluz e guitarrista de flamenco.Os dois juntos, tocando composições dos próprios, de Astor Piazolla e Chick Corea, entre outros, tornam-se numa experiência fascinante.
Não resultou realmente em todas as canções. Em alguns casos o piano afogou totalmente a guitarra, noutras parecia que estavam a tocar canções diferentes. Mas em alguns casos roçou o sublime. Sobretudo nas canções do mestre Piazolla. Piano e guitarra dialogavam entre si, desafiavam-se, competiam no virtuosismo. E com um ritmo contagiante, apaixonante, apaixonado. A certa altura estávamos a ver que as cordas iam dar de si.
O público estava exultante e tanto aplaudiu que teve direito a dois encores, ainda melhores que o concerto em si. É destas coisas que vamos ter saudades...

Sem comentários: